Sejam bem-vindos! Nosso propósito é que Deus fortaleça sua família através destas mensagens. Agradecemos sua visita, volte sempre!

domingo, 15 de julho de 2012

APERFEIÇOANDO MEUS DONS E TALENTOS PARA DEUS


texto básico: 1 Timóteo 4:12-16

Existe em nosso meio cristão um grande número de pessoas que são chamadas e separadas a diversos tipos de ministérios na igreja; pessoas possuidoras de dons e talentos, mais que por sua vez, não tem desempenhado suas funções de maneira satisfatória, nem para a liderança e acredito também, que nem para Deus. Precisamos lembrar que a bíblia nos adverte a não fazermos a obra do Senhor relaxadamente; isto quer dizer que temos que fazer o melhor para Ele. Não sei se é um defeito ou uma qualidade que tenho, mas confesso ser um observador destes fatos. E tenho visto que, principalmente no “meio pentecostal”, que as pessoas têm apresentado um trabalho um tanto que “de qualquer jeito”; desculpando-se e colocando toda a responsabilidade a cargo do Espírito Santo; como se não houvesse a necessidade de se prepararem, de se dedicarem; e que as coisas vão fluir naturalmente. Afirmo que estão cometendo um engano ao pensarem assim. Por isso estou postando esta mensagem. Para te dizer que precisamos aperfeiçoar nossos dons e talentos recebidos de Deus.
Para começar precisamos diferenciar o que são dons e o que são talentos:

DIFERENCIANDO DONS E TALENTOS
a- Talento é um resultado de genética e/ou treinamento, enquanto que um dom espiritual é o resultado do poder do Espírito Santo.
b- Qualquer pessoa pode possuir um certo talento, Cristão ou não-Cristão, enquanto que apenas os Cristãos possuem dons espirituais.
c- Enquanto talentos e dons espirituais devem ser usados para a glória de Deus e para ministrar uns aos outros, dons espirituais se focalizam nesses serviços apenas, enquanto que talentos podem ser usados para objetivos completamente não espirituais.
___________________________________

“A DEDICAÇÃO TRAZ APERFEIÇOAMENTO, E CONSEQUENTEMENTE MELHORES RESULTADOS.”

Estamos a poucos dias das olimpíadas, e daqui a pouco estaremos observando o desempenho de alguns atletas. Como na ginástica olímpica, nos saltos ornamentais (aquáticos), tiro ao alvo e etc. Fico pensando como eles conseguem uma sincronia quase perfeita, uma qualidade em alcançar resultados e superar limites batendo records. Entendo que para isto:
1º. tem que ter talento
2º. tem que ter alguém que enxergue este talento
3º. tem que ter alguém que invista neste talento
4º. tem que haver interesse e disciplinada por parte da pessoa; PARA DEPOIS CHEGAR AO RESULTADO DESEJADO.
OBS: um atleta não é diferenciado do outro apenas pelo talento que possui, mas pela disciplina que tem. __ a disciplina pode ser decisiva; e pode existir um atleta sem a disciplina, mas nunca haverá um campeão sem ela! (Daniel)

OBSERVEMOS ALGUNS CONSELHOS DE PAULO A TIMÓTEO. 1Tm 4:12-16; 2Tm 1:6- “Por este motivo, te lembro que desperte o dom, que existe em ti pela imposição das minhas mãos.”
BEP- o “dom” era, provavelmente, o poder específico do Espírito Santo sobre ele para realizar o seu ministério.
PONTOS A ABSERVAR:
a.       Timóteo teve ensinamento bíblico, através de sua avó Lóide e sua mãe Eunice (5).
b.       1Tm 1:18 “...segundo as profecias que houve acerca de ti...”
- conforme este versículo, houve profecias concernente à vontade de Deus para o ministério dele na igreja.
     c.   “imposição de mãos”- 1Tm 4:14 e 2Tm 1:6; entende-se que ele recebeu uma graça especial capacitadora para sua missão pastoral.
OBS: TIMÓTEO PODERIA TER ESTAS QUALIFICAÇÕES E CHAMADO DE DEUS PARA A OBRA; PORÉM JAMAIS TERIA ÊXITO SE NÃO PROCURASSE APERFEIÇOAR SEU MINISTÉRIO.

PRECISAMOS ENTENDER:
a-      Que fomos chamados para produzir com qualidade ( Mt 13: 8 )
b-      Que precisamos fazer a obra de Deus almejando melhor resultado possível ( como um agricultor quando semeia seu campo: ele nunca semeia pensando colher a mesma quantidade que semeou; ele semeia alguns sacos de sementes, mas espera colher toneladas)
c-      Que nosso esforço para tal, não anulará o Espírito Santo na nossa vida.

LEMBRETE DE DEUS PARA NÓS:
1-       Todos temos um potencial, que às vezes ainda não o conhecemos.
Jeremias ( 01:07 )- não digas sou uma criança...
Gideão ( Jz 06:14 )- porquanto eu sou contigo.
·        quando Nabucodonossor disse a Aspenas... ( Dn 01:3-4), ele enxergou o potencial dos jovens e queria canaliza-los para o serviço do mal: trocando seus nomes e ensinando a cultura da Babilônia; porém eles tinham princípios que não foram deixados em Jerusalém.

2-      Todos precisamos progredir (crescer).  Os 6:03 ; 1Tes 4:01
a-      tendo disposição ( aceitando a chamada de Deus );
b-      estabelecendo um alvo;
c-      investindo no seu crescimento ( esforço, tempo, finanças, lágrimas, etc..);
d-      persevere na promessa de Deus.

3-     Todos precisamos ser prontos e humildes para aprender com alguém que sabe ou tenha mais experiências do que nós.  2Rs 13:16
Porque Josué foi um grande líder? Porque Eliseu se tornou um grande profeta?
Estes dois sempre estiveram ao lado de pessoas que passavam o melhor de Deus para eles!

       4-  Precisamos nunca esquecer que todo resultado que alcançarmos é para glória de Deus e crescimento da obra, e Deus é que tem que ser louvado!

Presbítero Willian Senhorinho
Ministração aos Jovens




Nenhum comentário:

Postar um comentário