Sejam bem-vindos! Nosso propósito é que Deus fortaleça sua família através destas mensagens. Agradecemos sua visita, volte sempre!

sábado, 16 de junho de 2012

VALORIZE AQUELES A QUEM VOCÊ AMA!


Não existe coisa melhor e satisfatória do que se sentir valorizado, reconhecido e amado. Isto meche com nosso ego, meche com o mais profundo de cada um de nós. É por isso que quando falamos na Pessoa de Deus, nos sentimos tão preenchidos; pois entre outros resultados dos atributos de Deus favoráveis ao homem, um é o valor que ele nos dá.
No relacionamento entre Deus e o homem, vemos em Sua Palavra que Ele sempre valoriza o ser humano; por exemplo, em  1Pedro 1: 18 e 19, lemos que Ele nos resgatou por um preço muito alto, que foi o preço de sangue.  Vemos também que o relacionamento entre homem e mulher, segundo o escritor aos Efésios 5:25, é um relacionamento comparado ao de Cristo com a Igreja. E quando ele fala: maridos, amai as vossas mulheres, assim como Cristo amou a Igreja; ele fala sobre o amor sacrificial, que foi ao ponto de dar a vida por ela; um amor sacrificial que  valoriza. Quando falamos de valor, lembro-me de Salomão ao escrever Provérbio 31, que faz menção de uma mulher com muitas virtudes...; e ele diz: mulher virtuosa quem a achará? O seu valor excede ao de rubins. Acredito que existam muitas mulheres virtuosas; mas o grande problema são aqueles que as tem achado. Será que estes estão dando o devido valor nos quais elas têm? Mas o interessante, é que ao lermos a Palavra de Deus descobrimos que não só as mulheres, mas todos nós temos a necessidade de sermos amados e valorizados...

EXEMPLOS de como expressar o valor de alguém:
- valorize o esforço de seu esposo(a) e filhos;
- valorize as qualidades dos mesmos; (aprenda a usar as palavras para incentivar as pessoas)
- valorize os sonhos dos seus; (a esposa de Gary Chapman teve uma experiência ruim em relação a isto. Quando seus filhos se casaram, ela pensou em terminar a faculdade depois de muitos anos parada, e ao buscar o incentivo do esposo recebeu palavras de desencorajamento: você já esta velha, pra que estudar? - Mas ao contar este mesmo sonho para um amigo, ele disse ao contrário: isto é ótimo! Você ainda não esta tão velha assim para parar. Lute mesmo por isso; tenho certeza que irás conseguir! - Sabe o que isto gerou? Quase gerou um desastre na vida daquele casal se Deus não entrasse com providência.)
- valorize as conquistas; (por menores que sejam, valorize-as)

_ VEJA COMO ESTA ATITUDE DE VALORIZAR MARCA A VIDA DAS PESSOAS!_
O filho pródigo da parábola (Lucas 15) quando estava no meio dos porcos alimentando-se daquelas bolotas que os porcos comiam, teve algo em mente: os empregados de meu pai são bem tratados por ele, e eles tem pão em fartura (meu pai os valoriza; mesmo na condição de empregados). Sendo assim, o quanto melhor me tratará sendo eu seu filho; por isso ele diz: ôpa! Vou voltar pra casa!

ILUSTRAÇÃO: Em agosto de 1999, três jovens amigos, Charles Proust, Robert Fadat e Georges Leclerc foram passar as férias daquele ano em Laraque, na França. No domingo, eles saíram para fazer compras no mercado da cidade, quando viram numa das bancas uma antiga pintura. O dono não se dava ao trabalho de limpar e de cuidar do respectivo quadro. Eles analisaram e decidiram comprar o quadro, que custava 1.500 francos. Como estudantes, apelaram para que o dono da banca baixasse o preço para 1.400 francos. O dono aceitou a proposta e, assim, fecharam negócio. Logo depois, eles foram para Paris e levaram o quadro para um expert em pinturas. Após analisar o quadro, o especialista afirmou que se tratava de uma obra milionária de Leonardo da Vinci. Os jovens pularam de alegria e o caso tornou-se notícia no mundo. Por conseguinte, o homem do mercado que vendeu o quadro ao ver a manchete no jornal, ficou muito perturbado porque tinha uma obra milionária em suas mãos e a perdeu por não reconhecer seu inestimável valor.

Existem situações em que estamos tão distraídos que temos uma pérola em nossas mãos, mas parece que estamos com uma brita (pedaço de pedra comum). Assim vejo pessoas que não conseguem entender isto; pessoas ingratas, que estão com pessoas que são verdadeiras pérolas preciosas ao seu lado, mas não tem a coragem de dar um elogio, um incentivo, não tem coragem sequer de agradecer a Deus por permitir estar na companhia destes. Daí, passam dias razoáveis, porque não dizer ruins, sendo que poderiam desfrutar de dias satisfatórios e agradáveis. E esperam, muitas das vezes, a ausência dos tais, que pode ser por morte, por abandono ou mais...; Aí, tentam demonstrar o seu amor e valor, através de uma bela coroa de flores no funeral, e quem sabe, um túmulo bem ornamentado com revestimento caríssimo, ou até mesmo, de uma placa dedicatória em reconhecimento, com um belo porta retrato no centro da parede principal da sala. Só que a Palavra de Deus nos adverte em Eclesiastes, que as obras que fazemos aqui em vida, de nada os que já dormem podem ter conhecimento. Infelizmente, é exatamente isso o que acontece com muitas pessoas em seus casamentos.
Para terminar deixo este conselho:
Aproveite o dia de hoje para demonstrar o valor que esta(s) pessoa(s) tem para você!

Presbítero Willian Senhorinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário