Sejam bem-vindos! Nosso propósito é que Deus fortaleça sua família através destas mensagens. Agradecemos sua visita, volte sempre!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

PROTEGENDO NOSSOS FILHOS CONTRA A PEDOFILIA


Um dos crimes que mais temos visto ser relatado na imprensa televisiva é a pedofilia. A pedofilia é um problema para o qual não podemos fechar os olhos, e isto tem me deixado um tanto preocupado, pois temos nossos filhos; e infelizmente, mesmo servindo a Deus, nossa família esta inserida em um mundo no qual também podemos nos tornar vítimas de tal criminalidade. De repente você possa até pensar: o que este irmão quer dizer, se a Palavra de Deus diz que o anjo do Senhor acampa ao redor daqueles que o temem e os livra (Salmos 34:7). Claro que acredito nisto, e tenho algumas experiências em relação à mesma; mas, como explicar o que acontece com alguns fiéis? Como: acidentes, assassinatos, sequestros, roubos e etc. Gostaria de deixar para outra oportunidade esta explicação. O que quero mesmo é alertar nossas famílias ao grande perigo que nos ronda sempre, e que cabe a nós, que somos pais, estar sempre atentos ao comportamento de nossos filhos; pois existem algumas horas do dia que eles estão ausentes da nossa presença; eles estão no colégio, na igreja, no clube, na praça, na casa de um parente e etc.
Ao analisar o crime de pedofilia, sempre observamos que quem comete este crime, quase sempre...

 é alguém muito próximo da família, alguém que tem livre acesso ao lar da vítima; parentes, padrastos, vizinhos, profissionais que lidam com áreas infantis e entre outros. Cabe aos pais estarem atento às atitudes dos filhos; a qualquer mudança repentina de comportamento, como: distúrbios no sono, transtornos alimentares (comer compulsivamente ou a ausência de apetite), agressividade,  depressão, angústia ou apatia, observar o porquê da criança ir mal na escola, não ter amigos, ou se tem dificuldade de sentar ou de andar. São comportamentos que podem indicar que a criança está sendo vítima.
Como pais, precisamos conquistar a confiança de nossos filhos para que eles não sejam reféns do silêncio; precisamos dar oportunidade, para que, sem criticas e censuras, eles possam se abrir conosco, sabendo que somos seus melhores amigos e estamos com eles para o que der e vier. Precisamos também conversar abertamente com eles, claro que no nível com que eles entendam sem complicarmos as coisas, ensinando-os a se resguardarem mediante alguma investida por parte de qualquer pessoa; explicando-lhes e orientando-lhes sobre os fatos; por exemplo: _ sempre digo para meu filho: não deixe ninguém colocar a mão em suas partes íntimas; caso precise de ajuda ao ir ao banheiro do colégio, chame sempre a tia (professora); é importante também, resguardá-los através de cuidados simples, como não deixar o filho pequeno ir sozinho em banheiros públicos, não permitir que durma na casa dos outros, não permitir que veja coisas pornográficas e etc.
A bíblia diz que os filhos são herança do Senhor para nós (Salmo 127:3); e com tal, precisamos guarda-los, como quem guarda um tesouro. Tesouro este, que por tão precioso ser, são únicos em sua existência, digo: nenhum outro se compara ao mesmo, nem o substitui.
Que este assunto nos sirva de alerta!
             Deus te abençoe e guarde sua casa!
Presbítero Willian Senhorinho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário