Sejam bem-vindos! Nosso propósito é que Deus fortaleça sua família através destas mensagens. Agradecemos sua visita, volte sempre!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

TRATAR BEM NOSSA FAMÍLIA, UM PROJETO PARA HOJE!


GEN 30:25-30

E aconteceu que, como Raquel deu à luz a José, disse Jacó a Labão: Deixa-me ir, que me vá ao meu lugar, e à minha terra. Dá-me as minhas mulheres, e os meus filhos, pelas quais te tenho servido, e ir-me-ei; pois tu sabes o serviço que te tenho feito. Então lhe disse Labão: Se agora tenho achado graça em teus olhos, fica comigo. Tenho experimentado que o SENHOR me abençoou por amor de ti. E disse mais: Determina-me o teu salário, que to darei. Então lhe disse: Tu sabes como te tenho servido, e como passou o teu gado comigo. Porque o pouco que tinhas antes de mim tem aumentado em grande número; e o SENHOR te tem abençoado por meu trabalho. Agora, pois, quando hei de trabalhar também por minha casa?”

Nesta passagem bíblica encontramos Jacó depois de trabalhar alguns anos para Labão  tomando uma decisão: PRECISO TRABALHAR  EM FAVOR  DE MINHA CASA. E é através de assunto que gostaria de lhe passar algumas coisas que Deus tem colocado em meu coração. Primeiramente precisamos fazer algumas reflexões:
- COMO TEMOS TRATADO NOSSA FAMÍLIA?
- TEMOS SIDO ZELOSOS COM A NOSSA FAMÍLIA?
- SERÁ QUE TEMOS PRIORIZADO NOSSA FAMÍLIA?

                Tenho dito em algumas palestras que para obtermos a felicidade e um bom relacionamento familiar uma coisa é imprescindível: a Presença de Deus; ou podemos dizer, Deus na minha vida como esposo; Deus presente na vida de minha esposa como mulher; Deus presente na vida de meu filho como filho...; Ser um bom obreiro, não significa ser um bom pai; ser uma mulher de oração, também não significa ser uma boa mãe. Muitos  investem no ministério, se envolvem fazendo o melhor  para suas igrejas e líderes, mas não são capazes de com o mesmo zelo investirem em atitudes que venham abençoar a vida familiar. Precisamos entender que os valores espirituais têm o seu lugar em nossas vidas, mas quando falamos de vida conjugal (ou familiar), os valores espirituais tem de ser somado a atitudes no relacionamento.  
Atitudes no relacionamento; isso é que faz a diferença! É por isso que vemos famílias, mesmo que não cristãs, porém felizes; onde o pai é presente, onde a mãe e companheira, onde os filhos são obedientes, onde o genro se relaciona bem com a sogra...; tudo isto como resultado de atitudes.

“ PROCURE TER ATITUDES QUE ABENÇOE SUA FAMÍLIA!!!”

Recebi um e-mail do Pastor Ismael Bernardino com uma história que mostrou-me a realidade de muitas famílias.
Leia esta história:

Tropecei em um estranho que passava e lhe pedi perdão.
Ele respondeu:  "Desculpe-me, por favor; também não a vi."
Fomos muito educados um com o outro, nos despedimos e seguimos nossos caminhos.Mais tarde, eu estava cozinhando e meu filho estava muito perto de mim. Ao me virar esbarrei nele e alguma coisa caiu, porém não atentei para o fato.  Imediatamente gritei com ele; ele se retirou  sem que eu notasse quão dura fui com ele..
Ao me deitar Deus me disse suavemente: "Você tratou a um estranho de forma cortês, mas destratou o filho a quem você ama. Levantei e fui a  cozinha e lá  encontrei umas flores no chão, perto da porta.
Eram  as flores que ele apanhou e as trazia para mim: rosa, amarela e azul. Ele estava ansioso para me entregar a surpresa e eu  não vi as lágrimas que  chegaram aos seus olhos quando gritei com ele.
Me senti miserável e comecei a chorar. Suavemente me aproximei de sua cama e lhe disse: "Acorde querido! Acorde! " Estas são as flores que você trouxe  para mim?' Ele sorriu e disse:
"Eu as encontrei junto de uma árvore, e as apanhei  porque são bonitas como você, em especial a azul."
Filho, sinto muito pelo que disse hoje, não devia gritar com você. Ele respondeu:  "Está bem mamãe, te amo de todas as formas." "Eu também te amo e adorei as flores, especialmente a azul…. "
Entenda que se você morrer amanhã, em questão de dias a empresa onde você trabalha irá substituí-lo e um pouco mais de tempo e você não será mais lembrado. Porém, a família que deixamos sentirá a perda pelo resto da vida.  Pense neles, porque geralmente nos entregamos mais ao trabalho que à nossa  Família, damos muito fora de casa e pouco dentro dela, tratamos como nossa prioridade pessoas que deveriam ser tratadas como importantes, nada além disso, e tratamos como menos importantes, aqueles que deveriam ser uma prioridade. Será que não é uma inversão pouco inteligente?


TRATE BEM SUA ESPOSA!

Sabemos que as mulheres têm necessidades que precisam ser supridas, e que em relação aos seus sentimentos elas têm prioridades diferenciadas dos homens. Enquanto os homens priorizam o sexo como condição de que estão sendo bem sucedidos no relacionamento, elas pensam diferente. Segundo pesquisas feitas, veja em ordem o que elas esperam do esposo:
1º. Sentir-se amada, desejada e reconhecida
2º. A segurança de um lar
3º. Bom pai para os filhos
4º. Sexo

OBS: “REALIZADAS ALGUMAS PESQUIZAS E A CAMPEÃ DE RECLAMAÇÕES POR PARTE DAS ESPOSAS E QUE ELAS SÃO TRATADAS COM IGNORÂNCIA.”

“ SABER DO QUE SUA ESPOSA PRECISA NÃO SATISFAZ A NECESSIDADE DELA. VOCÊ PRECISA DESENVOLVER HÁBITOS QUE TRANSFORMEM ESSE SEU CONHECIMENTO EM AÇÃO. ASSIM, E APENAS ASSIM, ESSA NECESSIDADE SERÁ SUPRIDA. “

Quero dar-lhe algumas dicas de como tratar bem de sua esposa:
- Sejas atencioso quando ela quiser conversar;
 - Aprenda a verbalizar seu amor por ela;
- Faça elogios na presença de outros;
- Compartilhe seus projetos em relação à família;
- Faça dela sua prioridade;
- Envolva-se com coisas que são importantes para ela;
- Trate-a com respeito;
- Trate a família dela com respeito;
- Seja cumpridor de seus compromissos;
- Não esqueças de datas que são importantes para ela (aniversário, aniversário de casamento, dia dos namorados, dia das mães...);
- Ajude-a nos afazeres domésticos sempre que possível. (tire a sobrecarga dela);
- Demonstre para os filhos o quanto vocês se amam;...


TRATE BEM SEU FILHO!

Que benção são os filhos em uma casa; eles são presentes de Deus para o casal.
Tenho ficado alarmado de ver a grande quantidade de  filhos revoltados, rebeldes, violentos e que estão se extraviando por caminhos que muitas vezes não tem retorno; e a grande parte destes são filhos de pais cristão, e também são jovens que foram criados em um ambiente cristão. Porém como já disse: pais que foram grandes ganhadores de almas, conquistadores de bênçãos espirituais, mas nunca verbalizaram seu amor para o filho, nunca tiveram tempo para uma brincadeira, para um passeio, para uma conversa...; quantos destes pais hoje estão chorando por deixarem este tempo passar. Mas você, caro leitor, pode começar investir em seu filho a partir de hoje e mostrar para ele o quanto ele é importante para você, o quanto você o ama. Chame seu filho agora e dê-lhe um abraço, um beijo, mostre o quanto ele é  importante pra você; faça uma oração e agradeça a Deus pela vida dele e  verás como as coisas mudarão.
Leia esta história:

FAZER A DIFERENÇA
Uma professora de determinado colégio decidiu homenagear cada um dos  seus formandos dizendo-lhes da diferença que tinham feito em sua  vida de mestra.  Chamou um de cada vez para frente da classe. Começou dizendo a cada  um a diferença que tinham feito para ela e para os outros da turma.  Então deu a cada um uma fita azul, gravada com letras douradas que  diziam: 'Quem Eu Sou Faz a Diferença'. Mais adiante, resolveu propor  um projeto para a turma, para que todos pudessem ver o impacto que o  reconhecimento positivo pode ter sobre uma comunidade.  Deu aos alunos mais três fitas azuis para cada um, com os mesmos  dizeres, e os orientou a entregarem as fitas para as pessoas de seu  conhecimento que achavam que desempenhavam um papel diferente.. Mas  que deveriam poder acompanhar os resultados para ver quem  homenagearia quem, e informar esses resultados à classe ao fim de  uma semana. Um dos rapazes procurou um executivo iniciante em uma empresa  próxima, o homenageou por tê-lo ajudado a planejar sua carreira.  Deu-lhe uma fita azul, pregando-a em sua camisa. Feito isso, deu-lhe  as outras duas fitas dizendo:  'Estamos desenvolvendo um projeto de classe sobre reconhecimento, e gostaríamos que você escolhesse alguém para homenagear, entregando-  lhe uma fita azul, e mais outra, para que ela, por sua vez, também  possa homenagear a uma outra pessoa, e manter este processo vivo. Mas depois, por favor, me conte o que percebeu ter acontecido..'  Mais tarde, naquele dia, o executivo iniciante procurou seu chefe,  que era conhecido, por sinal, como uma pessoa de difícil trato. Fez  seu chefe sentar, disse-lhe que o admirava muito por ser um gênio  criativo. O chefe pareceu ficar muito surpreso. O executivo  subalterno perguntou a ele se aceitaria uma fita azul e se lhe  permitiria colocá-la nele. O chefe surpreso disse: 'É claro.'  Afixando a fita no bolso da lapela, bem acima do coração, o executivo deu-lhe mais uma fita azul igual e pediu: - Leve esta  outra fita e passe-a a alguém que você também admira muito. E  explicou sobre o projeto de classe do menino que havia dado a fita a  ele próprio.  No final do dia, quando o chefe chegou a sua casa, chamou seu filho  de 14 anos e o fez sentar-se diante dele. E disse: - A coisa mais  incrível me aconteceu hoje. Eu estava na minha sala e um dos  executivos subalternos veio e me deu uma fita azul pelo meu gênio  criativo. Imagine só! Ele acha que sou um gênio! Então me colocou esta fita que diz que 'Quem Eu Sou Faz a Diferença'. Deu-me uma fita  a mais pedindo que eu escolhesse alguma outra pessoa que eu achasse  merecedora de igual reconhecimento.  Quando vinha para casa, enquanto dirigia, fiquei pensando em quem eu  escolheria e pensei em você. Gostaria de homenageá-lo, meu filho.  Meus dias são muito caóticos e quando chego em casa, não dou muita  atenção a você. As vezes grito com você por não conseguir notas  melhores na escola, e por seu quarto estar sempre uma bagunça. Mas  por alguma razão, hoje, agora, me deu vontade de tê-lo à minha  frente. Simplesmente, sabe, para dizer a você, que você faz uma  grande diferença para mim. Além de sua mãe, você é a pessoa mais  importante da minha vida. Você é um grande garoto filho, e eu o amo!  O menino, pego de surpresa, desandou a chorar sem parar,  convulsivamente. Ele olhou seu pai e falou entre lágrimas: - Pai,  poucas horas atrás eu estava no meu quarto e escrevi uma carta de despedida endereçada a você e à mamãe, explicando porque havia decidido suicidar-me e lhes pedindo perdão. Pretendia me matar enquanto vocês dormiam. Achei que vocês não se importavam comigo. A carta está lá em cima, mas acho que afinal, não vou precisar dela mesmo. Assustado, o pai foi ao quarto do jovem e encontrou a carta cheia de  angústia e de dor. O homem foi para o trabalho no dia seguinte completamente mudado. Ele não era mais ranzinza e fez questão de que  cada um dos seus subordinados soubesse a diferença que cada um  fazia. O executivo que deu origem a isso ajudou muitos outros a  planejarem suas carreiras e nunca esqueceu de lhes dizer que todos e  cada um haviam feito uma grande diferença em sua vida, sendo um  deles seu próprio filho. A conseqüência desse projeto é que cada um dos alunos que participou dele aprendeu uma grande lição. De que 'Quem você é,faz sim, uma Grande Diferença'.  Você não precisa passar isso adiante para ninguém... Nem para duas nem para duzentas pessoas. Por outro lado, se quiser, pode enviar para aquelas pessoas que significaram ou significam algo para você,  sejam quantas forem. Ou por outro lado, simplesmente sorria quando lhe escrevo porque você é muito importante para mim. Quem você é na minha vida, faz muita diferença para mim, e eu queria que todos vocês soubessem disso.  Eis aqui a sua fita azul!



TRATE BEM SEU ESPOSO!

ILUSTRAÇÃO:  Buscando o conselho de um psicólogo, uma mulher lhe disse o quanto odiava seu marido e que queria divorciar-se dele. "Eu quero machucá-lo o mais que puder," disse ela. "Nesse caso," completou o psicólogo: "eu aconselho a inundá-lo com todo tipo de elogios e palavras de carinho. Quando, então, ele pensar que você o ama desesperadamente, comece a ação de divórcio. “Esse é o melhor caminho para feri-lo.” Alguns meses mais tarde a esposa retornou ao psicólogo para contar o que havia acontecido ao seguir seus conselhos. "Bom," disse ele, "agora chegou o momento de você começar com a papelada do divórcio."
"Divórcio? Exclamou a mulher com indignação: "Jamais! Eu apaixonei-me por ele. "

Ao analisar esta ilustração chega-se a uma conclusão: quem era o problema deste relacionamento? Claro que era a esposa, pois quando ela mudou de atitudes, seu casamento foi mudado, seu esposo tornou-se  um outro homem!
Quem sabe seja isto que esta faltando em seu casamento? Começe a partir de hoje a mudar seu jeito de ser, mude o tratamento que tens dado a seu esposo.

COISAS QUE SÃO IMPORTANTES PARA O HOMEM:
- valorize as conquistas dele;
- encoraje-o nos momentos difíceis da vida;
- não exijas dele, o que ele não pode fazer (espere o momento certo);
- não o compare com outros homens;
- não use do tom de voz alta perto de terceiros ( nem sozinhos);
- não tente diminuir a autoridade dele como líder na frente dos outros;
- se for cristão, dê apoio em seu ministério ( esteja sempre a seu lado);...


CONCLUSÃO:
Todos estes exemplos que demos são somente o princípio de muitas atitudes abençoadoras que podemos praticar em nosso relacionamento conjugal e familiar. Muitas outras coisas boas surgirão em consequência à nossas atitudes; tenho certeza que quando tratarmos bem de nossa família nossos dias serão muito mais prazerosos. Que  você possa fazer como Jacó! Comece agora a trabalhar em prol de sua família. Pois ela é um presente de Deus para você!!!








Um comentário: